O QUE É A ELECTRICIDADE ?

 

 

 

Fala-se tanto de electricidade, mas afinal isso é o quê ?

 

Não é assim tão fácil de explicar. Durante muitos milhares de anos ninguém pensava em electricidade, nem se sabia que ela existia, apesar de as trovoadas serem devidas à electricidade.

 

Quando os fenómenos eléctricos começaram a ser observados com atenção, muitas pessoas curiosas (hoje chamamos a essas pessoas “cientistas”) tentaram compreender o que estavam a ver e a que era devida a electricidade.

 

Muitas dessas pessoas arranjaram explicações (hoje chamamos a essas explicações “teorias”) para a electricidade. Algumas dessas explicações não tinham “pés nem cabeça”, mas a compreensão da Natureza é assim mesmo. Muitas vezes pensa-se que as coisas funcionam duma maneira, mas a explicação não está certa, até que alguém descobre a verdadeira explicação. Lá estou eu a fugir à explicação. Mas não posso, pois tu queres mesmo saber como é que é. É verdade ?

 

Vamos lá então ! O que acontece com a electricidade é que as coisas que a gente vê, as madeiras, as pedras, o açúcar, as plantas, os animais, enfim, tudo, pode ser dividido em pedaços mais pequenos. Estes pedaços mais pequenos podem dividir-se noutros ainda mais pequenos e assim por diante.

 

Calma !!! Estás tu a pensar. Então isso não tem fim ??? A dividir tudo dessa maneira, daqui a pouco não fica nada ... Até quando é possível dividir as coisas ?

 

Até chegar ao “átomo” !

 

“Átomo “ ?!, exclamas tu. O que é isso ?

 

Não procures vê-lo porque não és capaz. Podes imaginar que é uma bolinha pequenina, mas mesmo muito pequenina.

 

Mas  ainda é possível descobrir dentro desta bolinha outras bolinhas mais pequenas. Estas bolinhas não são todas iguais.

 

Algumas estão muito juntinhas e não se mexem, como se estivessem com frio. Todas juntas chamam-se o “núcleo” do átomo. Se observares o desenho animado vês este núcleo no meio do átomo.

 

Um átomo

 

As outras bolinhas estão sempre a girar, como num carrossel. Não sabes o que é um carrossel  ?? Sabes !! Então já andaste de carrossel na feira ! Ah, já sabes . Eu também já andei muito de carrossel e é bem divertido. Quando acabar isto vou direitinho andar a cavalo num carrossel ao pé da minha casa.

 

Ora, voltando às bolinhas, estas que andam sempre a girar chamam-se “electrões”. Pois é, já estás a ver que é um nome parecido com “electricidade”. Pois são estes electrões, sempre em movimento, que provocam os efeitos a que chamamos electricidade. Exemplos ? Então, vamos lá, a luz das lâmpadas, o calor dos aquecedores  e por aí fora. Conheces muitos outros exemplos. Pensa bem !

 

Como vês não é muito fácil de compreender isto da electricidade, porque são coisas que não se vêem. Mas existem. É por isto que passaram muitos anos até que os Homens compreendessem a electricidade e a soubessem utilizar em seu proveito.

 

Um momento ? O que é ? Tu percebestes tudo sem dificuldade ? E eu que achei isto difícil. Mas afinal quem é o Professor, és tu ou sou eu ? Ah, estiveste com muita atenção e gostastes. Óptimo, é assim mesmo !  Parabéns !

 



 

Anterior

 

 

 

Seguinte

 

Interesse da electricidade

 

 

 

A família Pilha Voltimeio



 

Quero fazer uma pergunta

 



Voltar ao Índice geral