Pergunta :

 

Olá, chamo-me João e tenho 21 anos. Queria saber como se monta e passa-se fios de electricidade numa casa, a começar no quadro eléctrico.E como funciona a fase , o neutro e o fio terra num circuito. Para finalizar queria que aconselha-se um livro que contenha electricidade e electrónica.

 

Resposta :

Montar fios de electricidade em casa desde o quadro não é coisa que se possa explicar em poucas palavras. Pôr os fios dentro dos tubos que estão nas paredes não tem nada de difícil, mas só deve ser feito por pessoas que sabem o que estão a fazer ou que recebem instruções doutra pessoa com esses conhecimentos.

A fase e o neutro são condutores eléctricos, normalmente de cobre ligados à rede eléctrica de distribuição. O neutro está a um potencial zero. Se tocar no neutro e não houver nenhuma avaria, não apanha nenhum choque. A fase está a um potencial elevado. Entre a fase e o neutro há uma tensão eléctrica que não é constante ao longo do tempo. Está sempre a variar mas muito rapidamente (em cada segundo, a tensão passa 100 vezes por zero e também por outros valores entre zero e 324 Volt). Se tocar num condutor de fase fica sujeito a um choque eléctrico e pode morrer. Normalmente existem protecções para desligar o circuito eléctrico quando isso acontecer, mas é melhor não experimentar. O fio terra faz parte do sistema de protecção das pessoas quando surgem certos defeitos na instalação eléctrica.

Há muitos livros nas áreas que refere. O mais prático é ir a uma livraria ou a uma biblioteca e ler um bocado de um livro para ver se compreende alguma coisa. Outra hipótese é pedir lá conselho de alguém sobre um livro de iniciação à electricidade. Chamo-lhe a atenção que as perguntas que me faz são sobre corrente alternada. A aprendizagem da electricidade faz-se começando pela corrente contínua ou pela electrostática, seguindo-se o electromagnetismo e só depois se estuda a corrente alternada.

 

____________________________________________________________

Site "Elektron infantil"

http://elektron.no.sapo.pt/infantil